fbpx

Perguntas do Interessado em um Imóvel Financiado

Tire suas dúvidas com as perguntas mais frequentes a respeito de compra e venda de imóveis e processos de financiamento habitacional.

Perguntas do Interessado em um Imóvel Financiado

Quanto tempo demora o processo de compra de imóvel financiado?

O processo de compra depende muito do banco financiador e da etapa de construção, porem o período minimo é de 2 meses.

Existe enquadramento para o uso do FGTS para o imóvel?

Sim, o imóvel além de estar em condições para moradia, não poderá ter sido adquirido pelo(s) vendedor(es) com recursos do FGTS, nos últimos três anos.

Posso adquirir o imóvel em qualquer lugar, usando o FGTS?

Não há restrições. O imóvel deve estar situado no município onde o comprador exerce sua ocupação principal, ou em município limítrofe, ou pertencente à mesma região metropolitana. Poderá ser escolhido imóvel no município onde o cliente mora, desde que comprove que não possua nenhum imóvel em todo o território nacional.

O que é Contrato de Compromisso de Compra e Venda?

É a formalização do compromisso comercial entre o comprador e o vendedor do imóvel. Neste contrato o vendedor é chamado de promitente-vendedor e o comprador de compromissário-comprador.

Posso usar o FGTS para adquirir imóvel para o meu filho?

Não. É vedada a sua utilização para moradia exclusiva de familiares, dependentes ou terceiros.

Se a minha renda não atingir o mínimo exigido, posso somar a renda com a de outra pessoa?

Sim, entretanto quando a composição de renda for com mais de duas pessoas, ficará sujeita a análise da instituição financeira.

Imóveis em construção podem ser financiados?

Sim, você tem que aprovar um crédito habitacional, ter um projeto aprovado pela prefeitura onde se encontra a obra e contratar um engenheiro para fazer um cronograma físico e financeiro.

Como será a vistoria/avaliação do meu imóvel?

A Doutor Imóveis ira emitir um termo de vistoria junto ao banco financiador e entregar para o cliente pagar a taxa de vistoria do imóvel, caso o imóvel seja reprovado  e o a Doutor Imóveis tenha que pedir uma nova vistoria, esta deve ser paga pelo Vendedor Proprietário do Imóvel. Quando paga a vistoria, o engenheiro tem até 7 dias para fazer a vistoria, e 7 dias para entregar o laudo um total então de 14 dias. O engenheiro contratado pelo banco financiador ira entrar em contato com um de nossos agentes para acompanhamento da vistoria.

É obrigatória a abertura de conta corrente no Banco Financiador?

Somente para o cliente comprador, pois o financiamento imobiliário da é operacionalizado por meio de débito automático. Por esta razão, é necessário que possua uma conta corrente.

Quanto tempo tem validade a carta de crédito?

A carta de credito tem validade por 6 meses, sendo que após este prazo terá que fazer uma nova aprovação, e atualizar todos os documentos.

O que é pesquisa cadastral e avaliação de risco de crédito?

ma vez definido o imóvel, você deve providenciar os documentos de renda para ser efetuada uma avaliação cadastral e de risco de crédito para verificar a sua capacidade de pagamento, ou seja, quanto você pode obter de financiamento. Depois é só aguardar a comunicação de que uma Carta de Credito aprovada está a sua disposição.

Qual é a taxa de juros do financiamento?

A taxa de juros varia de acordo com a renda apresentada pelo promitente comprador.

Quais as etapas até o momento de entrega?

1 – Contato com um dos agentes Corretores da Doutor Imóveis
2 – Contrato de Compromisso de compra e venda
3 – Obras
4 – Vistoria do Imóvel pelo Banco Financiador
5 – Financiamento Imobiliário do Cliente
6 – Assinatura de Contrato no Banco
7 – Vistoria de Imóvel pelo Cliente
8 – Entrega

Como é a assinatura do contrato?

Para a assinatura do contrato de aquisição de unidade autônoma (apartamentos ou casas), devem ser observados os seguintes passos:

a) Escolha de unidade, conforme disponibilidade comercial;
b) Apresentação de proposta de pagamento do preço da aquisição da unidade autônoma para um dos agentes corretores da Doutor Imóveis;
c) Apresentação de todos os documentos pessoais necessários para as análises jurídica e de crédito para viabilizar a aquisição da unidade autônoma escolhida para a minuta de contrato;

Uma vez aprovadas as análises mencionadas acima, bem como as condições de pagamento do preço de aquisição da unidade autônoma, você estará apto a assinar o contrato de compra e venda da mesma.

Quais documentos são necessários para a minha comprovação de renda?

A relação de documentos pode variar de acordo com a sua fonte de recursos. Ou seja, há mudanças se você for assalariado, autônomo ou profissional liberal, etc. Assim, a sua comprovação pode ser feita através de holerites, extratos bancários, IR, notas fiscais, constas de consumo pessoal entre outros. Os documentos a serem apresentados também podem variar de acordo com a exigência da instituição bancária. O ideal é você procurar um agente especializado Doutor Imóveis que o mesmo ira orienta-lo de acordo com seu perfil.

Compare listings

Comparar